20 abril 2007

Indie Lisboa 2007


A 4ª Edição Internacional de Cinema Independente regressa este mês a Lisboa. Filmes, documentários, curtas e longas-metragens ilustram um vasto leque cinematográfico, que apresenta durante 10 dias (de 19 a 29) produtos audiovisuais, vindos dos quatro cantos do mundo.

O Festival é totalmente inédito no nosso país e tem por objectivo mostrar um conceito de cinema bem diferente do convencional. São filmes à mistura com concerto, bailado e teatro, que os amantes do cinema aqui podem encontrar.

Este ano os produtores decidiram incorporar sete filmes seleccionados do New Crowned Hope, os quais homenagiam Mozart pela comemoração dos 250 anos do nascimento do músico.

E porque a troca de culturas é essencial, o L'Alternativa Barcelona faz uma visita ao nosso país. Para quem não conhece é um Festival de Cinema Independente que decorre todos os anos no país vizinho, e o qual já tem uma posição bastante consolidada e reconhecida. Os organizadores do L'Alternativa seleccionaram uma série de curtas-metragens, não só espanholas, e vêm a Portugal mostrar trabalhos verdadeiramente independentes.

Mas o Indie não pára por aqui. Tendo em vista a necessidade de divulgar e melhorar o cinema português, os organizdores criaram o espaço Lisbon Screenings onde cineastas, jornalistas e produtores poderão trocar impressões... e quem sabe, melhorar e expandir o cinema que por cá se faz.

E até os mais pequenos têm direito a um espaço no Festival. O Indie Junior criado essencialmente para eles é uma secção que integra filmes bem diferentes dos habituais da "Walt Disney". No final de cada sessão são convidados a debaterem o filme. Estruturam uma opinião positiva ou negativa, e defendem-na perante a multidão que por ali se encontra. Uma óptima iniciativa para ajudar as "criaturas" de palmo e meio a consciencializarem-se do que se passa à sua volta, e a opinarem no mundo em que vivemos. Tudo... porque eles são o futuro de amanhã!!

Isto e muito mais para ver e ouvir nos próximos dias. O Cinema São Jorge reabre as portas ao festival, mas também o Forum Lisboa e os Cinemas King e Londres são as outras áreas de espectáculos que acolhem esta iniciativa. Não percam!

Sem comentários: