02 setembro 2007

Pinturas Cantadas

Do 11 de Setembro ao Tsunami, passando pelas crenças pagãs indianas até à realidade dura e crua, da condição social da mulher. "Pinturas Cantadas" constitui uma colorida e hilariante exposição, onde está representada a vida e obra de uma clã de mulheres da aldeia Naya, na India. Mulheres estas, que para além de mães, esposas e donas de casa são bem mais emancipadas do que muitos podem imaginar. Para quem é tão substimada no seu país, as pintoras de Naya gritam através das suas pinturas, as injustiças e atrocidades que percorrem o mundo.
A foto aqui presente elucida o ataque terrorista de Bin Laden ao World Trade Center. Trata-se se um rolo de papel que á medida que se vai desenrolando, descortina realidades muito diferentes.
Outro fenómeno pintado é o Tsunami, uma catástrofe natural que matou e desalojou inumeras pessoas, provocando momentos de dor e angustia que para muita boa gente, jamais serão esquecidos ou ultrapassados.
A par disto, aparecem crenças e valores culturais que nos proporcionam um olhar mais atento sobre a sociedade e cultura indianas.

Sem comentários: